Dubai e Abu Dhabi

Dubai e Abu Dhabi

O arquiteto Du Volf esteve viajando pelos Emirados Árabes com o propósito de conhecer a famosa arquitetura icônica do local.

Capital dos Emirados Árabes Unidos, Abu Dhabi é um dos grandes exemplos da extraordinária economia da região. E isso fica muito claro nos edifícios modernos e de arquitetura inovadora da cidade, que contrastam com a região desértica onde se encontram. Mas apesar de ser hoje marcada por muita modernidade e luxo, a cidade que está na rota dos cruzeiros manteve também suas tradições, com prédios históricos e bem preservados e restaurados. Veja alguns lugares surpreendentes que o arquiteto passou.

Abu Dhabi

A grande mesquita Sheikh Zayed foi inalgurada em 2007 e é uma das mais impressionantes do mundo. Com capacidade para 40 mil pessoas, o prédio conta com 82 domos (cúpulas), mais de 1.000 colunas cobertas com mármore branco, 24 lustres de ouro e o maior tapete costurado a mão do mundo, feito por 1.200 artesãos, medindo 5.700m² e pesando 47 toneladas. Enterrado no local está o Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyan, o grande visionário dos Emirados Árabes Unidos, que batiza o templo. A mesquita conta com um site recém lancado:  www.szgmc.ae .

IMG_0262

Corredores Mesquita Sheikh Zayed      Pátio Mesquita Sheikh Zayed

*

Ferrari World

Ferrari World - Abu Dhabi 2

Ferrari World - Abu Dhabi 1

Ferrari World - Abu Dhabi 3

*

Situado na sua própria praia privada com 800 metros, na famosa Ilha Palm, em Dubai, o Atlantis, de 5 estrelas, oferece vistas para o Mar Arábico. A unidade é composta por 1539 quartos, dos quais 166 são suítes, com vista para o mar ou para a cidade.

O hotel está localizado em Palm Jumeirah, a primeira das três ilhas em forma de palmeiras artificiais, construídas na costa de Dubai.
Localizado a cerca de 30 km do centro da cidade e a 35 km do aeroporto. A crise não parece estar em Dubai, sua construção envolveu  desembolsar US $ 1,5 bilhão.
Este luxuoso hotel tem 1539 quartos e é composto por duas torres rosada ligadas por uma ponte. Algo extravagante no Atlantis é a Suíte Bridge. Quarto mais caro do mundo, com 10 quartos comunicantes para dentro e custa US $ 35.000. Ele também tem lojas de luxo, uma variedade de restaurantes, uma discoteca, um Spa e Fitness Club, e 60.000 metros quadrados de espaço para reuniões.
Veja como são os quartos em seu website: http://www.atlantisthepalm.com/ .

9

Hotel Atlantis 2      Hotel Atlantis 3

*

Dubai

Burj Khalifa é detentor do invejável título de “edifício mais alto do mundo” conforme as Normas Arquitetônicas Internacionais. Alcançou este recorde com os seus 828m de altura e 160 andares habitáveis superando assim, o edifício Taipei 101 em Taiwan  (508m). A torre fora concebida com o nome do Burj Dubai e foi rebatizado de Burj Khalifa no dia da sua inauguração em janeiro de 2010. Com este projeto, Dubai aumentou a sua coleção de obras mega construções.

Uma grande atração no Burj é o deck de observação At The Top, aberto ao público. O mirante fica no  andar 124 a 442 metros de altura. A subida até o topo virou um programa indispensável aos turistas da cidade . O custo do tour aos céus custa 100 dirhams ( em torno de 27 dólares), caso o ticket for comprado com antecedência e horário marcado.

Veja algumas curiosidades deste incrível prédio:

  • Altura :828 m
  • Andares: 160
  • Elevadores : 57
  • Inauguração: 4 de janeiro 2010
  • Custo do projeto : em torno de 4,1 bilhões de dólares
  • Visto de cima, o Burj Khalifa forma uma flor-de-lis
  • O Burj Khalifa possui o peso equivalente de 100 000 elefantes
  • Para limpar todas as janelas de Burj Khalifa, seria necessário, pelo menos, 4 meses
  • A estrutura metálica necessária para construir Burj Khalifa, daria para construir uma ponte chegando até 1/4 do planeta Terra (Dos Estados Unidos ao Oriente Médio)

 

IMG_0242

Burj Khalifa 2       Burj-Kalifa-3

Prédios mais altos do mundo

*

Em formato retorcido que lembra a representação do DNA humano, o maior edifício torcido do mundo, com 80 andares, foi inaugurado em Junho de 2013. O Cayan Tower tem uma torção de 1,2 graus a cada andar, o que soma 90 graus, o equivalente a um quarto de volta desde o térreo até o topo, que tem altura de 306 metros. O prédio custou US$ 272 milhões e sofreu atraso de dois anos por causa de dificuldades encontradas ao longo da obra iniciada em 2005 – uma parede ruiu e provocou inundação de água do mar no canteiro de obras. Por causa do acidente, o projeto foi mudado e a torre ficou com treze andares a menos que os 93 previstos inicialmente. A inauguração foi festejada com fogos de artifício e iluminação a laser sobre a torre. A torre tem apartamentos residenciais, salas de conferência, campo de tênis, piscinas, escola, berçário e spa.

O nome inicial seria Infinity Towers, mas o prédio torcido foi rebatizado quando o construtor descobriu que havia outro prédio com nome parecido.

Cayan Tower

Cayan Tower 2

*

A Palm Islands (em árabe جزر النخيل) são ilhas artificiais com grandes obras de infra-estruturas que abrigarão edificações comerciais e residenciais. As ilhas são os maiores projetos de saneamento em todo o mundo e terá como resultado as maiores ilhas artificiais do mundo. As ilhas são a Palm Jumeirah, a Palm Jebel Ali e da Palm Deira.

Palm Jumeirah: Iniciou sua construção em 2001. É a menor das 3 ilhas. Seu comprimento é de 5 km e sua largura de 5,5 km. A primeira fase de desenvolvimento da Palm Jumeirah proverá 4000 residências. Nela se encontra grandes hotéis. Os primeiros proprietários começaram a mudar-se para a ilha no final de 2006 e começou a funcionar por completo em 2009. Atualmente, quase toda a palmeira está ocupada, faltando somente algumas “folhas”.

The Palm

        unnamed (14)           The Palm 2 

*

Dubai Mall

Aquário Shopping Mall

Shopping Mall

Shopping Mall

Shopping Mall

Burj Al Arab – Dubai

Burj Al Arab

 

Deixe um comentário

Sem comentários ainda